pixel

Dia dos Namorados

Essa pesquisa foi publicada em fevereiro de 2024 na revista “The Gerontoligist” intitulada: Alcohol Use and Mortality Among Older Couples in the United States: Evidence of Individual and Partner Effects.

O estudo conduzido por Kira Birditt sugere que os casais que bebem concordantemente têm melhores taxas de sobrevivência do que os casais que não bebem, bem como aqueles que bebem de forma concordante. 

Porém, ela levanta uma questão relacionada ao consumo de bebida alcoólica. Ela reconhece o impacto que o uso abusivo de álcool pode provocar à saúde. Porém, o que está em questão é a forma concordante de vida que os casais levam ao assumir hábitos moderados de consumo. Para os pesquisadores, esses casais desfrutam da harmonia em seus relacionamentos e é, justamente isso, que tem impacto na saúde, levando os casais à longevidade.

Essas conclusões corroboram com um outro estudo que determina um conceito chamado: Teoria da Seletividade Socioemocional. Essa teoria demonstra que, à medida que as pessoas envelhecem, elas se tornam mais investidas em manter relacionamentos de boa qualidade e eles acreditam que hábitos semelhantes de consumo podem fazer parte dessa dinâmica maior.

Em resumo, muitas pesquisas ainda são necessárias para determinar as causas e efeitos. Mas seguimos acompanhando esses estudos.

Aviso: o consumo abusivo de álcool pode trazer prejuízos à sua saúde. Beba com moderação. Se beber não dirija.

Vídeos Relacionados